Dra. Patricia Rittes | ROTINA DE BELEZA (parte 2)
16134
post-template-default,single,single-post,postid-16134,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-10.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

ROTINA DE BELEZA (parte 2)

Da limpeza à hidratação, saiba qual o melhor cuidado para o seu tipo de pele.
Mirella Mentone

Escolher os produtos e cuidados certos para o seu tipo de pele é fundamental para manter a boa saúde e aparência da cútis. Para ajudar nesta tarefa, a dermatologista Dra. Patricia Rittes elaborou um guia para o Chic dividido por tipos de pele, da seca à oleosa ou sensível.

  1. PELE SECA

Quem tem a pele seca deve suavizar a limpeza e intensificar a hidratação.

Limpeza: use produtos suaves e que contenham agentes hidratantes, como leites ou loções de limpeza. Evite usar sabonetes com detergente (aqueles que fazem muita espuma), soluções alcoólicas e adstringentes.
Hidratação: produtos à base de manteiga de karité, ôleo de amêndoas, extrato de semente de uva, lactato de amônia e laurisulfato são ideais para a pele seca. Ureia, ácido láctico, ácido hialurônico e glicerina também são indicados para esse tipo de pele.
O que evitar: tônicos, scrubs, sabões e sabonetes que façam muita espuma e que contenham ácido salicílico e zinco orgânico, que ressecam ainda mais a pele.

  1. PELE OLEOSA

Para as oleosas, melhor apostar em produtos com a textura mais fina, fluida, de rápida absorção e isentos de óleo.

Limpeza: lave o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. “O sabão mais indicado é a base de ácido salicílico e enxofre, mas use somente quando tiver orientação médica”, sugere a doutora. Segundo ela, sabonetes neutros também podem ser usados desde que tenham ação antisséptica e antibactericida.
Hidratação: loções ou géis que contenham ácido glicólico e/ou retinóico.
O que evitar: cinamon oil, cocoa butter, isostearato isopropil, lauril sulfato de sódio.

  1. PELE MISTA

Quem tem a pele mista deve usar produtos com dupla ação: que hidratam onde a pele é seca ou normal e que controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Limpeza: este tipo de pele deve ser higienizado duas vezes ao dia com gel, espuma em mousse ou leite de limpeza. Para controlar a oleosidade, use um tônico ou adstringente sem álcool na zona T.
Hidratação: usar cremes com os mesmos ativos da pele oleosa à noite (ácido glicólico, retinóico e gluconolactona) e de dia usar os cremes para a pele seca que contenham: ureia, ácido láctico e ácido hialurônico.
O que evitar: nas áreas oleosas, evite os cremes com os ativos cinamon oil, cocoa butter, isostearato isopropil, lauril sulfato de sódio. Na parte seca da pele, esqueça sabões e sabonetes que façam espuma, e que contenham ácido salicílico, zinco orgânico, tônicos e scrubs.

  1. PELE SENSÍVEL

A pele sensível é muito frágil, fica facilmente irritada e com cor avermelhada, provocando coceira e manchas.

Limpeza: escolha um gel de limpeza adequado para pele sensível e limpe com movimentos suaves para não irritá-la. Além disso, evite lavar o rosto várias vezes ao dia, água quente e produtos com álcool ou fragrâncias.
Hidratação: produtos com aloe vera, arnica, calêndula, green tea (poderoso antioxidante, reduz o aspecto avermelhado da pele sensível) e zinco, que ajuda a acalmar a pele.
O que evitar: a esfoliação facial pode ser um incômodo para a pele se a seleção de ingredientes não for apropriada. A pele sensível é propensa a acnes, manchas e erupções cutâneas. Mesmo o menor ingrediente pode causar irritação na pele. Além disso, é bastante sensível ao calor, frio ou vento. Quem tem a pele sensível deve evitar exposição prolongada ao sol e ao frio, bem como, evitar o uso excessivo de cremes e maquiagem.

  1. PELE COM ACNE

Quem tem a pele acneica deve usar hidratantes sempre em gel.

Limpeza: lavar o rosto duas vezes por dia e optar por sabonetes específicos que reduzam a produção de óleo na pele.
Hidratação: cremes e géis com ácido salicílico, azuleno (anti-inflamatório), chá verde e extrato de hamamelis.
O que evitar: produtos caseiros e desconhecidos, suor excessivo e estresse.

(publicado no site Chic)

No Comments

Post A Comment